Saiba usar corretamente o feedback contínuo e veja as mudanças em 5 pontos

Quando falamos em Gestão de Pessoas, o termo feedback vem sendo ouvido com cada vez mais frequência na avaliação de resultados de uma equipe. Mas como realmente funciona essa história de você dar mais do que pistas de como a pessoa vem desempenhando seu papel na empresa?

Como o feedback tem a ver com comunicação e relacionamento interpessoal, precisa ser visto como um processo feito de forma direta e contínua, revelando pontos positivos e negativos do trabalho executado. Já que somos seres humanos suscetíveis às críticas, muitas vezes ele ativa nossos mecanismos de defesa, o que precisa ser acompanhado.

É nesse ponto que as equipes responsáveis têm buscado alternativas e meios de apresentar um feedback assertivo que envolva o colaborador na vontade de melhorar e se aperfeiçoar. Em vez de criar “um clima”, a hora é de motivar para melhorar competências, observando e investindo nas aptidões.

Por isso, a aposta é fazer uma “dobradinha” com avaliações de desempenho que adotam modelos cooperativos. Este processo possibilita que a empresa reforce de forma clara seus objetivos, propósito, valores.
Implementar a cultura de feedback contínuo, tem mostrado eficácia quando se busca alta performance. Esse tipo de ação ajuda no gerenciamento de equipes e traz consistência ao que já vem sendo adotado.

Veja o que os grandes autores falam sobre os pontos mais favoráveis quando o feedback contínuo é implementado junto de uma avaliação de desempenho bem estruturada. São eles que elevam a equipe à categoria de alta performance:

1. Torna dinâmico o planejamento da organização.

2. São observadas melhorias na produtividade, na qualidade e até na satisfação do cliente.

3. Estabelece os resultados esperados de forma mais dinâmica.

4. Obtém comprometimento das pessoas em relação aos resultados desejados.

5. Melhora a comunicação, criando um clima de mais diálogo e menos incertezas.

Se você precisa melhorar um destes pontos, ou todos, vale a pena conhecer o sistema MentorApp Dezi  de Avaliação de Desempenho.

Designed by yanalya / Freepik