Segundo Abraham Lincoln, “A maior habilidade de um Líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. Isso significa que o papel da liderança é ajudar as pessoas a obter melhores resultados e alcançar o seu potencial.
E muitas vezes essa responsabilidade envolve fornecer feedbacks que contribuam para o crescimento pessoal e profissional do colaborador. Separamos 4 dicas para fornecer melhores feedbacks:
Não espere muito tempo
Problemas são comuns dentro da realidade de qualquer ambiente de trabalho e quando ele é ocasionado pela falha ou mal comportamento de algum colaborador da equipe, é extremamente importante que o líder assuma o compromisso de evitar que essa mesma situação ou problema volte a acontecer. É comum deixar o feedback apenas para reuniões sazonais, mas entregá-los, positivos ou negativos, em intervalos menores de tempo, permite que o colaborador possa estar em constante desenvolvimento.
Seja claro e específico durante os comentários
Algumas pessoas possuem dificuldade de criticar o comportamento de alguém com medo de estragar relacionamentos ou criar um clima ruim no ambiente de trabalho, por isso a importância de ser claro e específico no feedback. Assim, quem receber a mensagem saberá exatamente em quais aspectos precisará melhorar e quais estará se saindo bem. O feedback precisa ser construtivo e manter a pessoa motivada a continuar crescendo pessoalmente e profissionalmente.
Foque no comportamento e não na personalidade
No ambiente de trabalho, existem diversos tipos de pessoas e, frequentemente, traços da personalidade podem interferir nas relações interpessoais. Durante o feedback, é preciso tomar cuidado para esclarecer que ações realizam que não estão de acordo com o que é esperado. As ações são tangíveis e podem ser entendidas mais facilmente do que apenas expor que a “arrogância” de alguém está atrapalhando o desenvolvimento do trabalho.
Tenha um encontro particular
Receber críticas pode ser ruim para a maioria das pessoas e perceber que estão sendo observados durante este processo pode causar grande desconforto. Procure reservar um momento em particular com a pessoa, em um local confortável para uma conversa franca e transparente. E faça desse encontro uma troca, ou seja, ouça também o que o colaborador tem a dizer e absorva o que ele tem para trazer para você.