Ter o seu escritório em casa pode trazer inúmeras facilidades para o dia a dia, dentre elas a flexibilidade de horários, economia de tempo e dinheiro com o deslocamento e até mesmo o conforto de trabalhar em um ambiente mais agradável. Na medida em que o conhecido Home office cresce, precisamos entender quais são as habilidades necessárias para ter sucesso nesse tipo de carreira.
1 – Motivação
Trabalhar em casa é uma excelente forma de flexibilizar os horários e trabalhar em contato com as pessoas virtualmente, porém existem fatores que não podem ser reproduzidos em casa. Por exemplo, as relações entre os colegas de trabalho, o clima organizacional e até mesmo a motivação externa, muitas vezes trazida por um líder.
2 – Pensamento crítico
Será extremamente necessário exercitar o pensamento crítico para resolver problemas de maneira independente. Embora possa contar com a colaboração de outras pessoas remotamente, na maioria das vezes, será necessário esforçar-se para resolver um problema sozinho, sem ajuda ou conselho de um colega de trabalho.
3 – Experiência com tecnologia
Trabalhar sozinho e em casa significa que você não terá a estrutura de um escritório, ou seja, se tiver algum problema relacionado aos seus equipamentos ou as ferramentas que utiliza, você precisará resolver. Além disso, precisará descobrir novas tecnologias e ferramentas para utilizar no dia a dia.
4 – Boa comunicação
Algumas habilidades são necessárias para quem deseja comunicar-se remotamente, dentre elas é a capacidade de enviar bons e-mails, falar ao telefone ou até mesmo por mensagens. É muito importante que nenhuma informação seja má interpretada ou perdida. Confira nossas dicas para se tornar um bom ouvinte aqui.
5 – Organização e disciplina
Nós precisamos ser organizados em qualquer aspecto de nossas vidas, porém ao trabalhar em casa precisamos ter um pouco mais de cuidado com o que planejamos para o nosso dia de trabalho. É preciso encontrar o equilíbrio entre trabalhar demais ou deixar acumular tarefas. Saber gerir bem o tempo e planejar muito bem suas tarefas é essencial. A MentorApp tem um curso de Gestão de Tempo que pode ser ideal para quem precisa se organizar melhor, confira aqui.