Desde jovens aprendemos que, para sermos bem-sucedidos, precisamos estudar durante anos na escola, graduação e, se quiser ser melhor, mais alguns anos em uma pós-graduação. Mas e se isso tudo ainda não for suficiente?

O mundo está mudando rapidamente, inovação é a palavra chave e qualquer profissional precisa se manter atualizado para ter espaço no mercado de trabalho.

Lifelong learning nada mais é do que o processo de obter conhecimento e aprender novas habilidades durante toda a vida. Essas habilidades podem ser tanto para a vida profissional, quanto para o desenvolvimento pessoal. A verdade é que ninguém nunca saberá tudo e reconhecer que precisa estar continuamente aprendendo é o passo mais importante para o sucesso.

Quais são os benefícios de se mante constantemente atualizado? Separamos três que consideramos importantes:

1 – Mantém o seu lugar no mercado de trabalho

A tendência nas empresas são mudanças na forma de trabalhar, de interagir com as pessoas e com a concorrência, ou seja, é preciso uma adaptação contínua às transformações. E como podemos estar atentos a estas mudanças? Participando de eventos de áreas afins, webinars, cursos online e até mesmo se inscrevendo em newsletters de especialistas.

2 – Aumenta a confiança

Desenvolver novas habilidades podem contribuir para aumentar a confiança no trabalho. Algumas pessoas não se sentem confiantes no seu cargo ou em realizar novas tarefas, porque entendem que não estão preparadas o suficiente para isso. Melhorar o conhecimento pode não só trazer novas oportunidades, mas também fazer com que se sintam melhor com o que tem a oferecer para a empresa.

3 – Melhora o processo de tomada de decisão

Não é novidade que a vida é feita de escolhas, certo? No trabalho, lidamos com escolhas diariamente. Ter conhecimento sobre os aspectos que envolvem a tomada de uma decisão, lhe dá as ferramentas necessárias para fazer as melhores escolhas para alcançar seus objetivos.

Devemos encarar o aprendizado não como uma fase que, uma vez cumpridos os anos necessários, não é preciso continuar praticando. Na verdade, deve ser um processo contínuo e presente em nosso cotidiano. O que seria de nós se não tivéssemos aprendido a manusear um computador ou um telefone celular, não é mesmo?

 

Desinger Pixabay