Não é segredo que a maneira como interagimos com as pessoas afetam o modo como elas trabalham e lidam conosco, certo? Por isso a importância das habilidades comportamentais nos dias de hoje. A inteligência emocional é uma dessas habilidades fundamentais para criarmos um bom ambiente de trabalho.
Por definição, Inteligência Emocional é a habilidade de identificar e gerenciar as nossas próprias emoções e a dos outros. Parece bem simples, mas exige de nós um constante esforço de empatia.
Ter inteligência emocional fará com que você seja considerado um membro importante de qualquer time. No seu cotidiano você está sempre lidando com outras pessoas, sejam elas colegas de trabalho ou clientes, e compreender essas pessoas tornará muito mais simples atingir seus objetivos, dentro e fora da companhia.
As pessoas são diferentes entre si, elas se comunicam e trabalham de formas diferentes. Para seu sucesso é preciso se adaptar a cada perfil: pessoas mais agitadas não podem ser tratadas da mesma forma como aquelas com personalidade mais sensível.
Além de possibilitar a adaptação em ambientes de trabalho, a inteligência emocional permite construir um espaço mais confiável para as relações. A cultura organizacional precisa ser de uma comunicação aberta e honesta, onde todos são reconhecidos pelos próprios esforços e recebem feedback construtivos quando o resultado não está de acordo com o esperado.
Assumir responsabilidades e lidar com situações de estresse são situações comuns na vida de qualquer profissional e a inteligência emocional é parte do processo para lidar com elas. Uma pessoa que possui inteligência emocional sabe assumir a responsabilidade pelo seu trabalho e cumprir com o que foi prometido, reconhecer o esforço dos outros, dar feedback construtivo, ouvir a opinião e as ideias de colegas e agir respeitosamente com todos.
Para desenvolver a sua inteligência emocional é importante:
Autoconsciência: capacidade de reconhecer as próprias emoções;
Autorregulação: capacidade de lidar com as próprias emoções;
Automotivação: capacidade de se motivar e de se manter motivado;
Empatia: capacidade de enxergar as situações pela perspectiva dos outros.
Saber lidar com nossas emoções é extremamente importante e fará com que sejamos capazes de superar os desafios profissionais que possam surgir. Um cliente mau humorado pode nos deixar com raiva, mas reconhecer esse sentimento e lidar com ele, antes que ele afete seu trabalho, pode ser um bom exemplo de como essa habilidade nos transforma em melhores profissionais.