Sabemos que cada vez mais as empresas valorizam as habilidades comportamentais em seus processos seletivos, mas como elas identificam e avaliam essas habilidades? Segundo o Global Talent Trends 2019 do LinkedIn, existem algumas formas trabalhadas pelas empresas em suas entrevistas para medir habilidades comportamentais.

Citi            

A Citi, empresa mundial da área financeira, estava com muita dificuldade para contratar talentos recém-graduados, devido a concorrência. Passaram a buscar alunos cada vez mais cedo, antes mesmo deles desenvolverem competências técnicas. Por esse motivo, a Citi esforça em focar suas contratações em potenciais talentos, através das competências comportamentais.

Eles avaliam seus candidatos através de estudos de caso em grupo, para resolução de problemas. Essas atividades em grupo estimulam a colaboração, comunicação e habilidades de liderança.

White & Case

O escritório de advocacia White & Case tornaram as habilidades comportamentais peças fundamentais dentro do seu processo seletivo.

A firma entrevistou vários times, em diferentes regiões, para determinar as competências principais – as seis mais importantes para alguém ter sucesso na firma.

A partir desse resultado, os recrutadores foram treinados para identificar essas competências através de perguntas comportamentais e foram encorajados a buscar a fundo, com perguntas desafiadoras.

Byton

Byton é uma startup de carros elétricos localizada na China e enxerga valor em habilidades comportamentais e técnicas.

Em seu processo seletivo, Byton utiliza um painel padronizado com questões situacionais focadas em identificar habilidades comportamentais. Os recrutadores também dão atenção especial a qualquer comportamento inadequado que possa ser sinalizado durante a jornada do candidato.

As empresas estão aos poucos se preparando para contratar profissionais prontos para o século XXI, com capacidade de serem flexíveis e lidar com problemas complexos. Cada vez mais será exigido do candidato habilidades sociais, para complementar o seu currículo Técnico.

 

Desinger by Freepik