Conflitos inevitavelmente acontecem em ambientes de trabalho. É natural e compreensível que aconteça quando há pessoas, com crenças e personalidades diferentes umas das outras. Entretanto, cabe ao líder administrar esses conflitos para que não se agravem e interfiram no bom relacionamento e produtividade da equipe.

Prestar atenção no comportamento dos membros do time e identificar atitudes que possam ser prejudiciais é o primeiro passo para evitar conflitos. Agressividade, grosserias, má vontade e apatia são alguns sinais de alerta.

Listamos abaixo 3 dicas para lidar com conflitos no ambiente de trabalho:

1. Mantenha a calma: o primeiro passo para lidar com uma situação estressante é manter o controle de suas emoções. Nosso instinto é reagir imediatamente, porém os sentimentos podem ser fatores agravantes em uma situação como essa. O ideal é tirar um tempo para se acalmar, organizar os pensamentos e entender todos os lados do conflito.

2. Exerça empatia: em momentos de tensão e estresse, tendemos a enxergar somente o nosso ponto de vista, as nossas necessidades e o que achamos correto. Procure exercer a empatia, busque identificar quais são as necessidades do outro, o que levou a se comportar daquela maneira e como você pode usar esse conhecimento para resolver o conflito.

3. Ajude outras pessoas a lidarem com as suas emoções: ajudar as outras pessoas a entenderem o que estão sentindo e como devem lidar com esses sentimentos é fundamental em um momento de conflito. A Inteligência emocional é uma grande aliada, pois ao controlar as próprias reações e ajudar os outros nesse processo, provavelmente as partes estarão em melhores condições para resolverem o problema.

Desinger by Freepik