A palavra resiliência significa, em seu sentido figurado, capacidade se adaptar à má sorte ou às mudanças. Pode ser uma competência extremamente importante para lidar com desafios na carreira, na vida pessoal e acadêmica. Muitas vezes as coisas acontecem de formas que não esperamos e precisamos aprender a lidar com isso.

A Masterclass: a Quarta onda do Futuro do Trabalho foi o primeiro evento (de muitos que virão) organizado pela equipe MentorApp. Planejamos todo o evento, cronometramos o tempo de cada palestrante e nos considerávamos prontos para todo e qualquer imprevisto.

Entretanto, aprendemos que na vida nada acontece 100% da maneira como planejamos. Nosso evento contava com uma estrutura de geradores e no-breaks, o que, em teoria, garantiria a manutenção da energia durante toda a manhã.

Mesmo assim, o improvável aconteceu: o fornecimento de energia da região foi interrompido e o gerador parou de funcionar, durante uma palestra que utilizava recursos audiovisuais.

Toda nossa estrutura de gravação, áudio e de telões foi desligada e não tínhamos o que fazer, a não ser esperar a equipe de manutenção solucionar o problema: com apenas as luzes do auditório acesas, continuamos a programação.

Neste momento, vimos a resiliência em prática. O palestrante que estava no palco, José Luiz de Souza Lima, brilhantemente prosseguiu com seu talk show e nos mostrou tudo o que não aprendemos com a derrota de 7×1 para a Alemanha. Enquanto a palestra acontecia, a Staff buscava alternativas para fornecer os recursos aos próximos palestrantes.

Palestrante José Luiz prosseguiu com talk show sem o uso de recursos audiovisuais.

A programação foi ajustada e durante os 30 minutos de Coffe break, a equipe de Manutenção conseguiu resolver o problema e a energia dos equipamentos foi reestabelecida.

O que poderia ter sido um grande problema para o evento, tornou-se um case de tudo que estava sendo falado pelos palestrantes e contribuiu para mostrar a importância de saber lidar com os imprevistos e se adaptar às mudanças.

O que aprendemos com isso?

Por mais que sejamos organizados com o nosso planejamento, seja na vida profissional, pessoal ou acadêmica, dificilmente as coisas acontecerão como esperado. Por isso, a importância de desenvolver a resiliência nos imprevistos do dia a dia. Se o José não tivesse prosseguido com a palestra, devido a ausência dos seus recursos de apoio, talvez a equipe não tivesse tido tempo suficiente de se organizar para resolver o problema e o evento teria sido afetado como um todo.

 

Desinger by Pixabay