Estamos vivendo na Era do conhecimento e informação, quando manter-se atualizado e em constante aprendizado é fundamental para o mercado de trabalho, mas e se não for suficiente? Hoje, as empresas contratam por habilidades técnicas e demitem, em sua maioria, por ausência de competências comportamentais.
Por que competências comportamentais são importantes?
Segundo o Fórum Mundial de Economia, as habilidades comportamentais serão extremamente importantes para o século XXI. A tecnologia está mudando a forma como trabalhamos, o avanço da inteligência artificial e robótica está pondo em xeque o mercado de trabalho como o conhecemos. Muitas tarefas, essencialmente técnicas e repetitivas, serão substituídas por automações e, para nos mantermos na frente dos robôs, precisaremos desenvolver competências inerentes ao ser humano, que nos façam insubstituíveis.
O que são competências comportamentais?
Habilidades comportamentais, ou Soft Skills, como o nome já diz, são habilidades relacionadas ao comportamento do indivíduo e desenvolvidas a partir do autoconhecimento. Podem ser aplicadas em qualquer contexto profissional, são flexíveis e indispensáveis para as relações interpessoais.
10 competências comportamentais essenciais para o futuro
Pensamento crítico
Ter pensamento crítico significa analisar as circunstâncias, baseando-se nos fatos, sem deixar ser influenciado por posicionamentos pessoais. É saber refletir sobre uma situação com imparcialidade, sem envolver emoções.
Criatividade
Com tantos novos produtos, tecnologias e novas maneiras diferentes de trabalhar, as pessoas precisarão se tornar mais criativas para interagir com tantas mudanças. A criatividade humana é ferramenta imprescindível para qualquer cenário de inovação.
Trabalho em equipe
Essa habilidade é uma velha conhecida de todos nós, mas terá um papel de destaque nos próximos anos. Com o home-office em alta, saber como colaborar de maneira eficaz e eficiente com colegas, em diferentes lugares do mundo, será indispensável.
Comunicação
Seja através de um texto, ligação telefônica ou em uma conversa no elevador: comunicar-se é fundamental para construir relações duradouras com clientes e colaboradores. Saber ouvir e ter coerência no que diz são princípios básicos para uma comunicação assertiva.
Empatia
Empatia é a capacidade assumir o lugar do outro, buscando entender a dor alheia e deixando o próprio ponto de vista de lado. É o exercício do respeito e da tolerância perante perspectivas contrárias às próprias.
Liderança
Um bom líder é aquele que sabe motivar, engajar e guiar a equipe para seus objetivos. Liderança envolve ser proativo e saber lidar com diversos perfis de pessoas, trabalhando para que todos possam desenvolver um ambiente de colaboração.
Inteligência emocional
É a capacidade de entender e gerenciar nossas próprias emoções e interpretar, também, as emoções dos outros. O objetivo é aprender a suprimir comportamentos destrutivos, gerados por desgaste emocional, e potencializar emoções positivas.
Solução de problemas
Trata-se da habilidade de observar os problemas de diversos pontos de vista, desenvolver soluções e escolher a melhor opção para resolvê-lo. Essa habilidade necessita que tenhamos outras competências comportamentais, como resiliência, criatividade e empatia.
Gestão de tempo
Saber organizar-se a ponto de saber quanto tempo precisará para atender às demandas e tarefas. Gestão do tempo não é sobre ser mais rápido, mas sim saber visualizar e gerenciar, de forma realista, o tempo disponível para cada tarefa.
Autogestão
Além de saber gerir seu tempo, é preciso ser seu próprio gerente, entender que as tarefas precisam ser cumpridas, dentro dos prazos estabelecidos, com a melhor qualidade. Autogestão é a responsabilidade de responder a si mesmo pelas suas obrigações.
A união de habilidades técnicas e comportamentais será a chave para uma carreira de sucesso, por isso não deixe de buscar desenvolver essas competências que farão de você um profissional do século XXI.