“Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos”. Albert Einstein

A vida pode ser comparada com uma estrada. Em uma estrada há uma infinidade de detalhes que a torna imprevisível. Assim ela pode ser sinuosa e sujeita as mais variadas adversidades fazendo com que o trajeto exija atenção e habilidades de quem se aventurar por ele. Seja para um calmo passeio ou um competitivo rally, a viagem expõe ao contato com as variáveis condições que a estrada apresenta. O êxito nessa empreitada dependerá da maneira como ela for enfrentada. Se as condições da estrada não podem ser previstas, e o fator surpresa não pode ser ignorado, logo, cabe ao viajante o preparo prévio e a necessária competência para agir na hora certa e de modo eficaz. Nesse caso, a exemplo dos demais, quanto mais o presumido viajante conhecer sobre as variáveis que deverá encontrar no trajeto, mais possibilidades terá ao agir para superá-las. Assim, uma situação possivelmente complexa, em uma estrada complicada, pode ilustrar diversas oportunidades reais, em que problemas complexos são postos como desafios profissionais.

O conceito Problema Complexo pode ter várias definições. Aqui, todavia o comentário é limitado à atuação profissional em seu ambiente de trabalho. Para dar ênfase à questão em tela, seque uma observação do físico Adam Kahane:

“É preciso tomar cuidado com a palavra “problema”, porque ela implica a existência de uma solução. Em questões verdadeiramente complexas, dificilmente haverá uma resposta única e certeira. Para ajudar a entender se uma situação é complexa ou não, o consultor apresenta os três tipos de complexidade que uma situação complexa deve ter: a complexidade dinâmica, quando causa e efeito são distantes no tempo e no espaço; a complexidade geracional, quando a situação com que se depara é absolutamente nova e nada do que já foi trazido como solução pode ser aplicado; e a complexidade social, quando há atores com diferentes interesses, perspectivas e entendimento sobre os assuntos em análise.” (Porvir.org)

O estudioso acima utiliza o conceito em plano mais vasto, aplicáveis para diversas situações.

O significado das palavras flexibilidade e adaptabilidade pode bem resumir as principais exigências para que o profissional atual obtenha êxito em sua carreira. Em um mundo competitivo em que a todo instante são incorporadas ao mercado novas tecnologias e o trabalho manual vai cedendo espaço, para robôs, drones, etc., assim como novas soluções são recorrentes, surgem também novos problemas. Esse ambiente de novas soluções e novos problemas, fluindo no dinamismo e no ritmo de produção e competição que o mercado opera, requer respostas rápidas e assertivas do profissional que nele atua. Na mesma proporção que é vantajoso usufruir do acesso a uma nova tecnologia eficiente, é necessário a consciência de que, os problemas que eventualmente surgem, em função da modernidade, podem ser de níveis de complexidade diferentes e exigem também novos conhecimentos e  habilidades para identifica-los rapidamente e resolvê-los. Pensando nisso, os especialistas em análise de carreiras profissionais recomendam o desenvolvimento de habilidades para resolver problemas complexos, como sendo um diferencial para a atuação profissional nos dias atuais e futuros.

À medida que o mundo caminha para a automação indiscriminada em diversos setores, parece ficar mais óbvio que o profissional que deseja usufruir dos benefícios da modernidade, precisa acompanhar o ritmo dessa evolução. Se por um lado as máquinas se tornam cada vez mais sofisticadas, por outro lado os seres humanos precisam estar aptos para lidarem com as novas configurações que elas apresentam, e tão importante, quanto isso, precisam saber trabalhar em equipe, de forma entrosada, valorizando e desenvolvendo o potencial de interagir de forma eficiente. Nesse contexto de inovação tecnológica e de relações desafiadoras, surgem problemas de múltiplas causas. Como resolvê-los? A solução rápida e eficiente dependerá do nível de preparo e capacidade de antever a situação, ou seja, o feeling profissional. Lidar com máquinas e com pessoas, que pertencem a um ambiente natural, que por sua vez precisa ser preservado e, sem confundir uma coisa com as outras, e valorizar a todas, requer estrutura e capacidade de pensar de forma lógica, ética, e ecológica e de agir proativamente em cada uma e referente a elas. Desafios de um mundo virtual, moderno, criativo e inovador que mescla respostas urgentes, problemas complexos e soluções precisas em tempo real.

Designed by Freepik