Na escola ou na faculdade, já aconteceu de você ser a pessoa quem fez a maior parte do trabalho em um projeto em grupo, depois se perguntou por que os professores não deixavam você fazer sozinho? Seus professores não fizeram você participar de grupos para frustrar você, mas sim para desenvolver a capacidade de colaborar.

As cinco dicas a seguir podem ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de colaboração no local de trabalho:

  1. Trabalhe em projetos fora da sua zona de conforto
    Aceitar projetos fora da sua área de especialização obriga você a confiar na experiência de outras pessoas. Por exemplo, se você se concentrar principalmente em web design e tiver a oportunidade de ajudar a implementar um novo sistema de gerenciamento de projetos, use a oportunidade de oferecer seu conhecimento criativo e também de colegas de outros departamentos, como serviços de mídia, TI e treinamento.
  2. Comunique-se claramente
    É importante ser claro e oportuno em suas respostas quando você trabalha com alguém, mas principalmente quando está colaborando com outros departamentos. Eles podem não conhecer as palavras de ordem ou acrônimos que você e seus colegas de equipe usam.
  3. Encontre um mentor
    Algumas organizações oferecem programas formais de orientação. Mesmo que o seu não seja, você pode perguntar a um colega com fortes habilidades de colaboração para orientá-lo. Um relacionamento de orientação não precisa exigir um grande compromisso de tempo. Pode ser tão simples quanto almoçar juntos uma ou duas vezes por mês
  4. Participar de atividades de formação de equipes
    Claro, passar 15 minutos tentando desvendar um nó humano pode parecer bobo, mas o tempo gasto trabalhando com um grupo em direção ao mesmo objetivo ajuda a fortalecer as habilidades de colaboração. Essas atividades podem melhorar a comunicação no escritório, aumentando o moral e a conexão entre os colegas.

 

Desinger by FreePik