Pesquisa do Instituto Gallup mostrou o quanto as empresas perdem por baixa de produtividade, falta de engajamento ou alocações erradas de profissionais: são U$550 bilhões indo pelo ralo!

Por isso, há cada vez mais cuidado ao se escolher as formas de avaliação dos colaboradores porque há uma preocupação em perceber o quanto a equipe se sente feliz e comprometida com o local de trabalho, além da necessidade de que esses resultados gerem efetivamente mais produtividade.

Aproximar estas duas vertentes e fazer do seu negócio o melhor lugar para se trabalhar é um sonho alcançável, desde que você esteja cercado pelas ferramentas certas.

Na hora de implementar a sua avaliação de desempenho, conheça os fatores essenciais que lhe mostrarão se está no melhor caminho:

  1. Fortaleça o comportamento da sua empresa – Está em jogo o que o colaborador traz como bagagem técnica e de inteligência emocional. Outro ponto importante é que as pesquisas atestam que um indivíduo é contratado por suas habilidades técnicas mas demitido por suas habilidades comportamentais. Por isso, investir mais na avaliação e desenvolvimento de soft skills pode melhorar o engajamento de sua equipe, melhorar o clima organizacional e, por consequência, obter mais resultados.
  • Traga rapidez e objetividade para as avaliações – De nada adianta uma análise muito complexa a ponto de não conseguir chegar a resultados e interpretações de forma rápida. O mundo é veloz e demanda atitudes coerentes. Considere ferramentas que mostram agilidade em seu portfolio e que sejam fáceis de gerir.
  • Implemente uma cultura de feedback contínuo  –  Quanto mais você integrar processos, maior a chance de ter uma ampla visão de suas avaliações. Esta é uma grande discussão e tem se mostrado com resultados bem vigorosos  para o alcance de alta performance. Uma avaliação de desempenho que considere o feedback contínuo faz toda a diferença na hora dos resultados. Confira aqui em nosso blog como usar essa ferramenta e veja mudanças em 5 pontos.
  • Perceba o quão flexível é o modelo de avaliação escolhida – Neste caso, flexibilidade significa capacidade de customizar os dados mantendo a mesma garantia dos resultados. Quanto mais você conseguir personalizar suas perguntas e modelos, ajustando a plataforma ao DNA da empresa, mais próximo de uma boa ferramenta estará.
  • Há opções de treinamentos e cursos para um plano de desenvolvimento sequencial? – Depois de conquistar os resultados da avaliação, o que você faz? Já que a cultura de feedback contínuo está presente, é preciso dar opções de treinamentos e cursos, num plano de desenvolvimento individual que leve em conta os potenciais de seus colaboradores. Invista neste processo continuamente e veja as transformações!

A MentorApp é apaixonada por tecnologia e pessoas.  Por isso, nossas soluções são pensadas para as empresas desenvolverem o máximo potencial de suas equipes, por meio de soluções tecnológicas e inovadoras.

 

Fundo foto criado por suksao – br.freepik.com